Empresa americana vai comercializar robô que constrói paredes de alvenaria

Equipamento com braços mecânicos conta com sistema que garante estabilidade e precisão mesmo sob a ação do vento

Mauricio Besana

01A empresa norte-americana Construction Robotics está preparando, para este final de ano, o lançamento no mercado de um robô capaz de construir paredes de alvenaria. Chamada de SAM, sigla em inglês que significa pedreiro semiautomático, a máquina possui braços mecânicos que dispõem os tijolos nos locais designados, em um processo semelhante ao de linhas de montagem em fábricas de automóveis. O preço estimado do robô é de cerca de US$ 500 mil.

As ações do robô SAM são realizadas por meio de um sistema de algoritmos e vários sensores que medem valores de ângulos, velocidade e orientação. O robô ainda dispõe de um laser que se move verticalmente ao longo da parede e serve como guia na colocação dos tijolos. A máquina ainda conta com um sistema que permite um trabalho preciso mesmo sob a ação do vento, em um andaime a vários metros do solo, por exemplo. A tecnologia vem sendo desenvolvida desde 2007 e foi apresentada pela primeira vez em 2013.

A empresa estima que o robô SAM tenha um ritmo três vezes mais rápido que um trabalhador humano e é ideal para realizar movimentos repetitivos. O projeto da Construction Robotics não pretende tornar o pedreiro convencional obsoleto, uma vez que detalhes estéticos, como remoção de excesso de argamassa, e áreas de difícil acesso, como quinas, ainda precisam do cuidado humano. Segundo Scott Peters, cofundador da Construction Robotics, a missão desse projeto é tornar o trabalho mais leve para trabalhadores de carne e osso.

Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/tecnologias-sistemas/empresa-americana-vai-comercializar-robo-que-constroi-paredes-de-alvenaria-364306-1.aspx

Posted in Dicas e novidades