Importância do fio terra nas instalações

1391601_502706799930453_1950789770462699714_nA Instalação do fio terra é essencial para aumentar a segurança tanto de usuários, quanto dos equipamentos em sua residência ou empresa.

O corpo humano tem a capacidade de conduzir eletricidade, por isso há sempre o risco de choque quando uma pessoa encosta-se a um equipamento elétrico, como uma torneira elétrica ou uma geladeira, por exemplo. Isso ocorre porque pode haver fuga de corrente elétrica através do corpo da pessoa.

O fio terra deve ser utilizado justamente para evitar este risco. Um sistema adequado de aterramento é necessário para desviar esta corrente antes que ela atinja a pessoa. Ele atua como escape, atraindo a corrente elétrica e a
direcionando para a terra.

Outra função do aterramento, além de resguardar a integridade das pessoas, está em proteger os equipamentos eletroeletrônicos instalados nos ambientes.

Também por uma questão de segurança, a NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão estipula um padrão de cores para os condutores elétricos. Segundo a norma, no caso do fio terra deve-se utilizar sempre cabos verdes ou os verde-amarelo, também conhecidos como ‘brasileirinho’. Os condutores neutros devem ser azul claro, sendo as demais cores de uso livre na instalação.

Visite a nossa loja e converse com um de nossos atendentes para os melhores procedimentos de aterramento.

Posted in Dicas e novidades